SAIBA MAIS

VEJA ALGUMAS DÚVIDAS ESCLARECIDAS

Para se tornar modelo, primeiro precisa realizar um book fotográfico, preferencialmente com um profissional experiente no mercado e especializado neste ramo, de moda.

Com esse book em mãos a próxima etapa é se tornar agenciado, e desta forma garantir melhores oportunidades no mercado. O mundo da moda trabalha de acordo com as necessidades da indústria têxtil e de uma forma geral é esse segmento que mais contrata modelos e procura aqueles profissionais com perfil mais adequado ao estilo que cada marca possui. Embora haja enorme diversidade, em geral essas empresas optam por contratar modelos agenciados e que já possuam algum conhecimento sobre postura, passarela e fotografia. Por isso o papel das agências de modelo se torna fundamental no preparo destes modelos e na intermediação dos trabalhos realizados.

geralmente a indústria encaminha à agência os perfis desejados para cada trabalho e a missão da agência consiste em encontrar profissionais dentro dos perfis desejados e encaminhá-los para avaliação e aprovação.

Casting é o processo seletivo de uma agência de modelos... é  o principal canal de comunicação entre o cliente e uma agência de moda para se contratar um(a) modelo, seja modelo infantil, adulto, bebê, idoso, plus size, entre outros.

Fazer parte do casting de uma agência, portanto, significa ser integrante do elenco de modelos que a agência representa.

Você já deve ter pensado que os requisitos para ser modelo profissional são somente o peso e a altura Essa informação está muito errada, pois não representa a diversidade do mercado da moda.

Modelo é aquela pessoa que representa o perfil que será mostrado para uma campanha ou desfile. Dessa maneira, é possível trabalhar diferentes áreas e mídias (televisão, revistas, publicidade), que não são tão exigentes com peso e altura, como no mundo fashion. Mesmo que você não seja magro ou alto, não quer dizer que não tenha os requisitos para ser modelo.

As crianças e bebês também tem seu lugar no mercado da moda e tem requisitos e áreas parecidas com os modelos comerciais. A diferença é que os responsáveis devem estar presentes em todo o processo da carreira, dos castings aos desfiles, contribuindo com a agência para o desenvolvimento do pequeno, equilibrando a vida pessoal com a profissional.

O mercado plus Size está crescendo cada vez mais, graças a internet. A demanda de apresentar roupas em tamanhos diferentes cresce e, assim, o público consumidor quer ser visto nas campanhas.

Modelo Comercial ou fotográfico, como é conhecido, é o mais interessante para quem quer variedade. Modelos comerciais trabalham desde os meios impressos (revistas) até o digital (sites, anúncios, etc). Recebendo diferentes perfis, o mercado está menos exigente quanto às medidas. Quanto mais versátil, em relação as suas habilidades, melhores as chances de trabalho e de sucesso profissional!

O cachê é pago na conta do modelo, mesmo que ele seja menor de idade. Caso não tenha uma conta, o responsável deverá providenciar. 

Em todos os trabalhos realizados, a agência retém 35% dos valores dos cachês recebidos. Esse percentual refere-se à comissão da agência (20%) e impostos (15%). 

Os pagamentos dos cachês são depositados na conta do modelo somente depois que o cliente paga o trabalho para a agência. Isso pode levar de 30 dias a 45 dias depois da data do mesmo.

Os cachês variam a cada trabalho

Não existe idade para se tornar modelo fotográfico. O universo da moda, publicidade e televisão requisitam modelos desde a infância, sendo muito comum ofertar oportunidades de trabalho para todos os perfis e idades.

O book e o agenciamento podem ser realizados com modelos de todas as idades. Desde bebês até modelos da terceira idade. Todos têm chances, uma vez que as marcas precisam de todos os tipos de perfis.